Conselho da Justiça Federal19/07/2007 15:50
SRH do CJF visa plano de gestão com foco no aprendizado, no desenvolvimento e na qualificação dos servidores
Uma das propostas de atuação estratégica da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Conselho da Justiça Federal (CJF) tem por objetivo desenvolver e aprimorar a gestão de pessoas no órgão. Os projetos “Desenvolvimento Gerencial” e “Gestão de Pessoas por Competências” têm no servidor do CJF seu maior beneficiário.
O programa “Gestão de Pessoas por Competências” busca impulsionar os servidores no desenvolvimento das competências profissionais requeridas, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. “A intenção atualmente é avaliar as competências individuais do servidor de modo que possamos definir ações de desenvolvimento que fomentem o aprendizado e o conhecimento de cada profissional”, explica a chefe da Seção de Desenvolvimento Gerencial do CJF, Surama Artiaga.
O trabalho voltado para as competências individuais busca maneiras e meios de aumentar o desempenho dos profissionais, das equipes e das lideranças, e, para alcançar tal performance, é necessário melhorar a utilização do potencial humano. Dessa maneira o projeto “Desenvolvimento Gerencial” visa capacitar e desenvolver os gerentes do CJF para atuarem como gestores-educadores, orientados pelas competências profissionais identificadas.
A execução desses projetos conta com o suporte tecnológico da GESCOM, sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do CJF, que permite o acesso ao dicionário de competências, elaborado para ajudar no mapeamento das competências dos servidores. O sistema encarrega-se de tabular as informações nele inseridas e apresentar um relatório com os perfis das competências. Além disso, ele sugere listas de ações de desenvolvimento a serem adotadas pelo servidor, que seleciona as ações desejadas e constrói seu plano de desenvolvimento individual.
Todo esse trabalho voltado para o servidor é foco também do projeto “Qualidade de vida” visando inserir no contexto da instituição ações que propiciem bem-estar profissional e pessoal, aumentando a satisfação dos servidores no ambiente organizacional.
Uma das propostas de atuação estratégica da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Conselho da Justiça Federal (CJF) tem por objetivo desenvolver e aprimorar a gestão de pessoas no órgão. Os projetos “Desenvolvimento Gerencial” e “Gestão de Pessoas por Competências” têm no servidor do CJF seu maior beneficiário.
O programa “Gestão de Pessoas por Competências” busca impulsionar os servidores no desenvolvimento das competências profissionais requeridas, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. “A intenção atualmente é avaliar as competências individuais do servidor de modo que possamos definir ações de desenvolvimento que fomentem o aprendizado e o conhecimento de cada profissional”, explica a chefe da Seção de Desenvolvimento Gerencial do CJF, Surama Artiaga.
O trabalho voltado para as competências individuais busca maneiras e meios de aumentar o desempenho dos profissionais, das equipes e das lideranças, e, para alcançar tal performance, é necessário melhorar a utilização do potencial humano. Dessa maneira o projeto “Desenvolvimento Gerencial” visa capacitar e desenvolver os gerentes do CJF para atuarem como gestores-educadores, orientados pelas competências profissionais identificadas.
A execução desses projetos conta com o suporte tecnológico da GESCOM, sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do CJF, que permite o acesso ao dicionário de competências, elaborado para ajudar no mapeamento das competências dos servidores. O sistema encarrega-se de tabular as informações nele inseridas e apresentar um relatório com os perfis das competências. Além disso, ele sugere listas de ações de desenvolvimento a serem adotadas pelo servidor, que seleciona as ações desejadas e constrói seu plano de desenvolvimento individual.
Todo esse trabalho voltado para o servidor é foco também do projeto “Qualidade de vida” visando inserir no contexto da instituição ações que propiciem bem-estar profissional e pessoal, aumentando a satisfação dos servidores no ambiente organizacional.
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